sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Doutor Honoris Causa Immanuel Wallerstein

Marcelo Brandt/UnB Agência

UnB homenageia Immanuel Wallerstein

Sociólogo estadunidense participa de colóquio organizado pelo Instituto de Ciência Política e recebe título de Doutor Honoris Causa
Maiesse Gramacho - Da Secretaria de Comunicação da UnB



A homenagem foi concedida pela contribuição do pesquisador ao pensamento político e econômico internacional – há 35 anos, Wallerstein lançou o livro O sistema mundial moderno e abriu uma nova perspectiva de análise para as ciências sociais. Suas ideias foram fundamentais para o surgimento da Teoria do Sistema-Mundo, que privilegia a avaliação da realidade mundial como um complexo sistema de trocas econômicas.

“Estamos homenageando uma pessoa que deu imensa contribuição para o desenvolvimento das ciências sociais na segunda metade do século XX e que ainda terá desdobramentos no século XXI”, afirmou o professor Antonio José Escobar Brussi, coordenador do III Colóquio sobre Economia Política do Sistema-Mundo, em que Wallerstein foi o convidado de honra. O encontro começou na quarta-feira, 26, e foi concluído na tarde de hoje, com a homenagem.

A solenidade de concessão do título de Doutor Honoris Causa foi conduzida pelo reitor José Geraldo de Sousa Jr., e lotou o Auditório Dois Candangos de professores, alunos e admiradores do professor estadunidense. Falando em português, Wallerstein agradeceu a honraria. O sociólogo disse, ainda, que o Brasil tem grande importância para o sistema mundial. “E possui uma comunidade intelectual e universitária muito positiva, reativa e influente”, elogiou.

Antes de receber a homenagem, Wallerstein falou com exclusividade à UnB Agência e revelou estar “feliz por passar a fazer parte da ‘família’ da Universidade de Brasília”.

Isabela Lyrio/UnB Agência
Wallerstein: "Crise ainda vai continuar por longo tempo"

UnB Agência – Que balanço faz do III Colóquio sobre Economia Política do Sistema-Mundo, realizado pelo Instituto de Ciência Política?
Immanuel Wallerstein –
O encontro foi muito interessante porque permitiu uma discussão ativa, com comentários pertinentes sobre a importância e as limitações da perspectiva de sistemas-mundo. Por isso, penso que o encontro foi um êxito.

UnB Agência – No contexto mundial de crise econômica, como o senhor observa a atuação brasileira para enfrentar o problema?
Wallerstein –
A crise é um tópico enorme, e não teria como responder brevemente. Eu diria que o Brasil, como certos países – China e Índia, por exemplo – vive a crise com menos dificuldades que os Estados Unidos, a Europa Ocidental e, evidentemente, os países mais pobres do mundo. Mas, mesmo assim, a crise é generalizada. E se um país ou outro a vive mais ou menos intensamente, é menos importante que as consequências para o sistema total. Para o sistema total, a crise vai continuar ainda por um longo tempo.

UnB Agência – Por que o senhor diz que países como Brasil e China enfrentam a crise com menos dificuldades que outros?
Wallerstein –
Isso é medido por fatores muito simples. O grau de desemprego é o critério mais importante nessa questão, porque o sofrimento, a insatisfação do povo determina a estabilidade dos governos. E quando há uma situação em que os governos têm menos ingressos e mais despesas, a diferença entre essas duas cifras também compromete sua estabilidade. Por isso, eu diria que o Brasil, até o momento, sofre menos que certos países.

UnB Agência – O senhor rejeita a expressão “terceiro mundo”, e prefere uma divisão entre centro, semiperiferia e periferia. Por quê?
Wallerstein –
Quanto à expressão “terceiro mundo”, não é que eu seja contra. Mas esse foi um conceito da Guerra Fria para determinar os países que rechaçavam a polarização entre Estados Unidos e a União Soviética e que insistiam na ideia de que poderiam fazer suas próprias políticas. Como hoje não há mais Guerra Fria, não há razão para utilizar essa expressão. Já as noções de “centro” e “periferia” são uma constante no mundo há séculos, por isso me parece muito útil utilizá-las. Ou, ainda, como preferem alguns, “norte” e “sul” – como referência fácil às desigualdades mundiais.

UnB Agência – Seguindo esse raciocínio, como o Brasil estaria classificado?
Wallerstein –
Na qualificação “centro”, “semiperiferia” e “periferia”, o Brasil é claramente um poder semiperiférico. Um país ascendente que, do ponto de vista econômico, ainda não está entre os países mais fortes economicamente, mas que é relativamente forte. A política brasileira, que visa fortalecer a posição do Brasil no sistema-mundo e torná-lo o líder de um bloco sul-americano, é clara. A política internacional de Lula é um êxito – ele sofisticou essa política de forma impressionante. No plano interno, entretanto, Lula fez muito menos do que prometeu e, por isso, há uma grande decepção entre seus seguidores.

UnB Agência – O Brasil poderia chegar a ser um país "centro"?
Wallerstein –
Se a economia-mundo capitalista sobreviver por mais tempo, um século, por exemplo, talvez. Mas, para mim, a economia-mundo capitalista vive um período de transição, e penso que não vai sobreviver como sistema.

UnB Agência – Sua visita à UnB também serve para que a universidade lhe conceda o título de Doutor Honoris Causa. Como recebe a homenagem?
Wallerstein –
Para mim, esse reconhecimento é muito importante e gratificante. Sinto-me feliz por passar a fazer parte da "família" da Universidade de Brasília.

Mensagem original por UnB Agência.

domingo, 23 de agosto de 2009

Notícias UnB: Ciclo de Colóquios e Exposição "Os Espaços-Tempos do Brasil"



Ciclo de Colóquios e da exposição “Os espaços-tempos do Brasil”, realizada no âmbito do Ano da
França no Brasil.

Data: 3 de setembro, a partir das 9h

Local: Auditório da Reitoria

O evento da UnB será no dia 3 de setembro, a partir das 9h, no Auditório da
Reitoria. Discutiremos sobre Brasil e França na Globalização.

Entrada franca.

Temas: multilateralismo, questões sociais, questões ambientais e segurança/conflitos.

Palestrantes serão Bertrand Badie, Guillaume Devin, entre outros.

Programação Completa do Ciclo de Colóquios e Exposição "O espaços-tempos do Brasil"

Mensagem Original por Profª Ana Flávia, via e-mail.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Notícias UnB: Aula de Inquietação com Miguel Nicolelis


O Magnífico Reitor da Universidade de Brasília José Geraldo de Sousa Junior convida para a Aula de Inquietação,

Data: 21 de agosto de 2009, às 10h
Local: Teatro de Arena
Convidado: Miguel Nicolelis

Miguel Nicolelis, considerado um dos 20 maiores cientistas da atualidade segundo a edição norteamericana da revista "Scientific American". Seu nome é presença constante nas listas de apostas para o prêmio Nobel de Ciência.

Formado em Medicina na Universidade de São Paulo (USP), Nicolelis hoje é professor de Neurobiologia e Engenharia Biomédica da Duke University, na Califórnia do Norte (EUA). Também lidera o projeto do Instituto Internacional de Neurociências de NAtal - Edmond e Lily Safra, na capital do Rio Grande do Norte.

RECADO EXCLUSIVO PARA OS CALOUROS:
O kit boas-vindas, com material institucional a respeito da UnB, será distribuído aos calouros a partir das 9h no local do evento.

mensagem original pela ieda@unb.br

Notícias IREL: O Olhar Francês nas Relações Internacionais


- O Instituto de Relações Internacionais convida a comunidade para a palestra do Prof. Bertrand Badie, da Sciences Po de Paris.

O tema é O Olhar Francês nas Relações Internacionais“.

Dia e horário: 2 de setembro às 10h.

Local: Auditório Joaquim Nabuco, prédio da FACE.




- Mensagem original pela
website do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília - IREL

French Political Scientist, Bertrand Badie, Professor at Sciences Po University, specialist in International Relations. His latest book is "Le Diplomate et l'intrus", (The Diplomat and the intruder), Fayard, 2008

Foto:
Manuel Cohen © copyright . http://www.manuelcohen.com/

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Aula Magna de Abertura do Semestre Acadêmico de Relações Internacionais


Caros alunos, funcionários e professores do Instituto de Relações Internacionais,


É com grande satisfação que o Centro Acadêmico de Relações Internacionais
(CAREL) da Universidade de Brasília, apoiado pelo Instituto de Relações
Internacionais (IREL) da mesma universidade, convida a comunidade acadêmica
para a Aula Magna de Abertura do Semestre Acadêmico de Relações
Internacionais:



Tribunais Internacionais Contemporâneos: a Questão do Acesso à Justiça Internacional

Palestrante: Prof. Dr. Antônio Augusto Cançado Trindade

Juiz da Corte Internacional de Justiça, Ex-Presidente da Corte
Interamericana de Direitos Humanos e Professor Titular da Universidade de
Brasília.

Data: 19 de agosto de 2009, quarta-feira, às 16 horas

Local: Auditório Joaquim Nabuco, Prédio da FACE (FA), Campus Darcy
Ribeiro, Universidade de Brasília.

Àqueles que intencionam assistir à aula magna, o Professor Cançado Trindade
sugere a leitura do capítulo XXIII (Anexos Documentais) de seu livro:
TRINDADE, Antônio A. C. Direito das Organizações Internacionais.
edição. Belo Horizonte: Editora Del Rey, 2003. pp. 785-810. O material se
encontra disponível na Biblioteca Central ou na pasta de número 99 na xerox
da FA, em nome do CAREL.

Contamos com a participação de todos.

Atenciosamente,


Coordenadoria Acadêmica
E-mail: carel.academico@gmail.com


Coordenadoria-Geral
Centro Acadêmico de Relações Internacionais (CAREL) – Gestão Eficiência


sábado, 8 de agosto de 2009

Faltam 9 Dias para o Início das Aulas

UnB tomará medidas de prevenção para a Gripe A, que tomarão uma semana. O início das aulas passa de dia 10 para dia 17.

Para os alunos candangos de REL, a reação varia entre a agonia e a alegria. Alguns deles chegaram das férias faltando agora mais uma semana para as aulas - PDS é uma boa opção, sempre. Outros puderam curtir mais uma semana de férias com os familiares ou nas suas viagens.

Chegam a 170 os mortos por gripe suína no Brasil (08/08/2009, O Globo), nenhum em DF.

Detalhes da Notícia: http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=2109,
Mapa da Gripe Suína no Brasil: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u598181.shtml